Atenção Basica
O PSF (hoje ESF),foi criado oficialmente no Brasil em 1994,pelo Ministério da Saúde ,inspirado , nas experiências desenvolvidas na área da saúde pública em países como Cuba, Canadá , e outros , que iniciaram os primeiros passos nessa direção, no inicio da década de 80 , como pioneiros das mudanças nos serviços primários de saúde e reconhecida resolução e impacto mundialmente.
No Brasil a portaria 648/2006 que aprova a politica nacional de atenção básica ,estabelecendo a revisão de diretrizes e normas para a organização da atenção básica, para o programa de saúde da família e o programa de agente comunitário da saúde (PACS),define a tenção básica como um conjunto de ações de saúde no âmbito individual e coletivo que abrange a promoção e proteção de saúde, a prevenção de agravos ,o diagnostico, o tratamento, a reabilitação e a manutenção da saúde. É o contato preferencial do usuário com o sistema de saúde.
O objetivo geral da Estratégia de Saúde da Família é contribuir para a reorientação do modelo assistencial a partir de atenção básica , em conformidade com os princípios do SUS.
O Sistema Único de Saúde, considerado um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo, foi constituído pela Constituição Federal de 1988,como um direito de todos e dever do Estado. Está regulamentado pela lei nº 8.080/1990.
Temos como ponto principal adicionado ao PSF , segundo o Manual do Ministério da Saúde, as atribuições dos enfermeiros, em realizar consultas de enfermagem , tais como solicitar exames complementares , atuar junto ao paciente hipertenso , junto a criança , a saúde da mulher , atendimento ao paciente diabético ,supervisionar e coordenar ações para a capacitação dos agentes comunitários de saúde e de auxiliares e técnicos de enfermagem.