atencao basica
A Atenção Básica envolve ações que se relacionam com aspectos coletivos e individuais e visa resolver os problemas de saúde mais frequentes e de maior relevância para a população. Ela deve ser a porta preferencial de entrada do cidadão no Sistema Único de Saúde- SUS, garantindo assim o seu acesso e os princípios de universalidade, integralidade e equidade da atenção.
Tem duas características básicas: a primeira seria a regionalização, ou seja, os serviços de saúde devem estar organizados de forma a atender as diversas regiões nacionais, através da sua distribuição a partir de bases populacionais, bem como identificar as necessidades de saúde de cada região. A segunda característica é a integralidade, que fortalece a não separação entre ações curativas e preventivas.
Ela esta situada no primeiro nível de atenção dos sistemas de saúde, voltada para a promoção da saúde, a prevenção de agravos, tratamento e a reabilitação (PNAB, 2006); enquanto estratégia das ações municipais de saúde é concebida como ordenadora do sistema local regional, integrando os diferentes pontos que compõe e definindo um novo modelo de atenção à saúde. Tem como princípios ordenadores: Acessibilidade, Longitudinalidade, Integralidade, Responsabilização, Coordenação e Resolubilidade. Alem disso incorpora os princípios da Reforma Sanitaria.
No que diz respeito à organização, propõe a instituição de serviços locais de saúde centrados nas necessidades de saúde da população e fundados numa perspectiva interdisciplinar envolvendo médicos, enfermeiros, auxiliares e técnicos e agentes comunitários, bem como a participação social na gestão e controle de suas atividades; promovendo as seguintes ações mínimas: educação em saúde voltada para a prevenção e proteção; distribuição de alimentos e nutrição apropriada; tratamento da água e saneamento; saúde materno-infantil; planejamento familiar; imunização; prevenção e controle de doenças endêmicas; tratamento de doenças e lesões comuns;