PATRIMONIO
FACULDADES DE ITAPIRANGA - FAI
CURSO: Administração
DISCIPLINA: Contabilidade para Administradores I
PROF: Eder Luis Herbele
PERÍODO: 2º semestre
ACADÊMICO: Fernando Pivatto Luana Pivatto
PATRIMÔNIO
BALANÇO PATRIMONIAL
INTRODUÇÃO
O objetivo deste trabalho é estudar a formação do patrimônio, e suas classificações de bens, direitos e obrigações. Além de, estar verificando como acontece o balanço patrimonial em uma empresa e as suas classificações. Tem a função ainda de explicar a divisão dos conceitos, facilitando assim o conhecimento e podendo fazer a sua própria análise financeira.
PATRIMÔNIO
O conceito contábil de patrimônio é o conjunto de bens, direitos e obrigações que são vinculados a propriedades de pessoas jurídicas ou físicas, visto que, é o objeito de estudo da contabilidade.
De origem latina “patrimoniu”, podendo ser traduzido das seguintes formas, bens de família, herança paterna, propriedade, o patrimônio abrange tudo o que a pessoa possui e tudo aquilo o que ela deve avaliados em moeda. Passa a ideia de sentimento de posse, expressando algo de valor apenas no sentido material. Os bens e direitos constituem a parte positiva do patrimonio, chamado de ativo.
Os bens são tudo aquilo que se têm e é convertido em dinheiro, sendo capaz de satisfazer as necessidades de pessoa física ou jurídica. São divididos em:
Bens de consumo: são bens consumidos seguidamente conforme sua utlização. O mesmo é subdividido em duráveis, semi-duráveis e não duráveis. Os duráveis são aqueles utilizados por longos períodos, como automóveis. Os semi-duráveis, calçados, roupas e os não duráveis, são os produtos de consumo imediato, como alimentos e produtos de higienização pessoal e limpeza.
Bens de transformação: são aqueles utilizados para transformar matéria-prima em produto final, como leite faz o queijo e petróleo faz o óleo diesel.
Bens numerários: são todos