Patrimônio
É o conjunto de bens, direitos e obrigações de empresas e pessoas físicas, podendo ser também caracterizado de várias formas. Os patrimônios podem ser classificados como públicos ou privados, sendo o segundo tipo mais relevante do ponto de vista das ciências contáveis.
Para conseguirmos ter uma ideia mais clara da ideia por trás de todo o conceito de patrimônio, precisamos, primeiramente, esclarecer alguns conceitos das partes que o compõem: * Bem
É tudo aquilo que compõe o capital de uma determinada pessoa ou empresa, sujeito à desvalorização por entropia e/ou pelas próprias flutuações de mercado.
Exemplo: carro, móveis, brinquedos, eletrodomésticos, etc.
* Direito
Em contabilidade, refere-se a tudo que uma empresa ou uma pessoa tem a receber em um dado momento no futuro, seja a curto ou longo prazo.
Exemplo: promissórias a receber, obrigações a receber, empréstimos concedidos, etc.
* Obrigação
Em contabilidade, é tudo aquilo que uma pessoa ou empresa tem a pagar em um dado momento no futuro.
Exemplo: promissórias a pagar, dívidas de empréstimos, juros a pagar, etc.
Patrimônio pode ter várias definições, sendo as mais importantes à contabilidade apenas os patrimônios bruto e líquido. * Patrimônio bruto
É o patrimônio total (ativos) sem a contabilização das amortizações (passivos).
Exemplo: lucros sem deduções de impostos e dívidas.
* Patrimônio líquido
É o patrimônio total de uma determinada empresa ou pessoa contabilizando todas as obrigações e amortizações. Pode ser calculada pela seguinte equação:
Patrimônio Líquido = Ativos – Passivos ou Bens + Direitos – Obrigações
Situação líquida patrimonial
É a situação financeira de uma determinada pessoa física ou empresa depois de realizada seus respectivos balanços patrimoniais. Ela deve ser utilizada para equalizar o balanço patrimonial, sendo somada ou subtraída às obrigações (igualando, assim, o ativo com o passivo).
Dizemos, quando o