RC RL
LYNALDO CAVALCANTI DE ALBUQUERQUE
CURSO TÉCNICO EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL
ANÁLISE DE CIRCUITOS ELÉTRICOS
MANAUS
2014
CENTRO EDUCACIONAL FUCAPI – CEEF
LYNALDO CAVALCANTI DE ALBUQUERQUE
CURSO TÉCNICO EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL
CIRCUITOS RC & RL
MANAUS
2014
SUMÁRIO
Introdução
Descrever sobre o que se trata este trabalho ou projeto. Pontuado sobre os objetivos do trabalho ou projeto e como ele irá ser realizado.
1 – Referencial Teórico
1.1 - Circuito RC
O circuito RC é um circuito em que o capacitor é carregado e descarregado, alternadamente. Estes tipos de circuitos recebem esse nome por apresentarem em sua estrutura somente uma resistência e um capacitor ligados em série ou em paralelos entre si, alimentados por uma fonte de tensão. Neste circuito, a corrente possui somente um sentido, porém os valores tem uma variação de sua intensidade devido o tempo.
Estes circuitos são usados como temporizadores de sinais, eles controlam quando um determinado dispositivo é acionado ou não. Isso acontece, pois nesses circuitos é possível variar o tempo de sua carga dependendo da capacitância e da resistência usados.
Para carregar o capacitor é necessário de que a chave se feche, pois deste modo o capacitor estará em conexão com os polos da fonte. Assim, ocorrerá o movimento das cargas até às placas do capacitor e haverá uma diferença de potencial.
Assim diz HALLIDAY (1927, p.174): “[...] Colocamos a chave “S” na posição “a". Isso completará o circuito RC série formado por um capacitor, uma fonte ideal de força eletromotriz e uma resistência”.
Também afirmou HALLIDAY (1927, p.175): “Um capacitor que está sendo carregado se comporta inicialmente como um fio condutor. Após um longo período de tempo, o capacitor se comporta como um fio interrompido”. Assim quando o capacitor