Circuitos rc e rl
Para obter bons resultados na execução da prática, é necessário o entendimento da funcionalidade de todos os componentes utilizados no experimento, segue abaixo breve estudo:
Gerador de sinais:
É um aparelho eletrônico que pode gerar vários padrões de sinal elétrico, com uma variedade de frequências e amplitudes. Exemplos de ondas mais comuns geradas são a triangular, dente de serra e senoidal. A primeira pode ser obtida por constante carga/descarga de um capacitor numa corrente contínua, que produz um aumento ou queda linear na tensão. O segundo tipo segue o mesmo princípio, mas é utilizado um diodo para o descarregamento rápido do capacitor, caracterizando a onda dente de serra.
Resistor/Década de Resistores:
Tem como função oferecer resistência à passagem da corrente. Podem ser feitos de fios condutores, geralmente de níquel-cromo enrolados em um tubo de cerâmica, ou de uma mistura de carbono e ligas, aplicados como uma capa num tubo de vidro. Uma década de resistência é uma unidade que contém vários resistores, e permite selecionar um valor desejado através de um seletor. A resistência é medida em ohm.
Resistores em composição com capacitores num circuito em serie e utilizando-se de corrente alternada apresentam um padrão de oscilação de tensão nos dois componentes, que será discutida adiante.
Capacitor:
O capacitor consiste de dois eletrodos ou placas separados por uma distancia d, podendo-se usar um material dielétrico no vão entre os dois ou não. Sua principal característica é armazenar energia num campo elétrico, acumulando um desequilíbrio interno de carga elétrica. A capacidade do capacitor armazenar energia é medida em farad, e dada por , onde Q é a quantidade de carga armazenada entre os eletrodos, e V a tensão existente entre as placas.
Material dielétrico:
Material dielétrico é um material preferencialmente isolante que apresenta uma polarização induzida na presença de um campo elétrico. Por essa