“Inovando meu ambiente de trabalho, utilizando as tecnologias de informaçoes em um ambiente com inteligência competitiva.”
A globalização destrói o que se faz inerte, o tempo torna perecível seu negocio a medida em que a concorrência evolui.
As organizações que mantém um Processo de Inovação, competem também pelo mercado futuro ao invés de limitar-se aos mercados atuais. Nessa linha, Peter Drucker disse, certa vez que "a melhor maneira de prever o futuro é inventá-lo".
A Inteligência competitiva é um programa sistemático de coleta e análise da informação sobre atividades dos concorrentes e tendências gerais dos negócios, visando atingir as metas da empresa,
Para melhorar a consistência do sucesso, é preciso estudar as ações de maneira sistemática. Isso é o que chamamos de fazer movimentos estratégicos inteligentes, e descobrimos que o movimento estratégico mais importante é criar oceanos azuis. Por isso, Inteligência Competitiva é um componente crucial da emergente economia do conhecimento. Ao analisar os passos de seus concorrentes, esta metodologia permite que empresas antecipem futuras direções e tendências do mercado, ao invés de meramente reagir a elas.
A Gestão Estratégica da Inovação é um processo estruturado e contínuo que possibilita que uma organização vislumbre novas formas de criar valor e de antever demandas e tendências sociais e tecnológicas.
O Processo de Inovação articula a identificação de oportunidades tecnológicas ("o que torna-se possível fazer") com a identificação de oportunidades sociais e de mercado ("o que torna-se necessário, desejado ou oportuno"). Dessa articulação entre a potencial mudança social e a potencial mudança técnica nasce a potencial oportunidade empreendedora (empresarial, social ou regional).
Nas últimas 2 décadas foram criados os conceitos de armazém de dados (data warehouse), mineração de dados (data mining), CRM (customer relationship management) e outros visando a obtenção, extração e análise de dados. Todos estes conceitos, de uma forma ou de outra, são focados quase que exclusivamente no