Capital intelectual
Quando falamos da palavra Capital, pensamos em valores, em recursos. Na empresa a palavra capital é representada pelo conjunto de elementos que o proprietário da empresa possui para iniciar suas atividades. Este capital pode ser dinheiro, imóveis, veículos, promissórias a receber, etc.
O Capital é de extrema importância quando se deseja abrir uma empresa, ele será o recurso inicial para a sua constituição e formação, podendo ser composto de capital de terceiros quando constitui a parte da empresa que deve a terceiros e capital próprio que poderão ser originados de duas fontes: recursos do proprietário sendo denominado de capital inicial e o capital proveniente do crescimento da empresa que seriam os lucros, e futuramente esses lucros seriam transformados em reservas.
O Capital Intelectual é enfatizado neste trabalho como o conjunto de informações e conhecimentos encontrados nas organizações, onde agregam ao produto e/ou serviços val ores mediante a aplicação da inteligência, e não do capital monetário.
Devido a sua grande representatividade nas empresas o Capital Intelectual não deve ser subestimado e nem utilizado de forma ineficiente, acarretando em um gerenciamento ineficaz mas, investido, incentivado para assim trazer à empresa bons negócios e melhor rentabilidade.
A aplicação do conhecimento vem impactando, sobremaneira, o valor das organizações, pois a materialização da utilização desse recurso, mais as tecnologias disponíveis e empregadas para atuar num ambiente globalizado, produzem benefícios intangíveis que agregam valor às mesmas.
Se já sabemos o que é capital e associarmos à palavra intelectual, podemos perceber que são recursos gerados pelas empresas através do intelecto das pessoas. Mas, a definição de Capital Intelectual abrange vários elementos intangíveis, além do próprio Capital Humano.
Então para que uma empre sa desenvolva bons produtos e serviços deverá ser composta de um qualificado