Teoria dos jogos
Teoria dos jogos
TITULO
Estratégia de marketing
OBJETIVO
Mostrar o significado e a importância da ferramenta teoria dos jogos para desenvolver estratégias observando as estratégias dos outros jogadores (concorrentes)
JUSTIFICATIVA
Teoria dos jogos é o estudo de situações usando dos principais ramos da matemática em que a melhor estratégia depende da estratégia dos outros.
INTRODUÇÃO
A Teoria dos Jogos é baseada, na premissa de que em qualquer situação competitiva (que não seja determinada por acaso) existem fatores que podem ser representados através da matemática e analisados de forma que expliquem qual resultado irá prevalecer. A compreensão adequada destas relações amplia as possibilidades de um bom resultado do jogador.
DESENVOLVIMENTO
A teoria dos jogos, com uma aplicação adequada, é grande ferramenta na montagem de estratégia na difícil participação e permanência no meio em que se participa, seja para melhorar a colocação pessoal/empresarial ou para ingressar nesse meio. O confronto nas disputas e concorrências é diária. É preciso, a todo o momento, estar atento para possível tomada de decisão às proximidades da área em que se atua; decisões tomadas por outras pessoas que também estão executando sua própria decisão, contando com possível melhoria e superação da situação atual. Isso é parte da teoria dos jogos. Todos, no meio pessoal, social ou empresarial, levados por situação espontânea ou natural (situação externa) buscam, de alguma maneira, se adequarem ou se estabilizarem, em situação que lhes convém melhor sobrevivência. É preciso imaginar várias situações, em vários momentos, permutá-los a todo instante, imaginar sua aplicação na gestão da situação simulada, tentar se colocar no outro lado da situação, mudar as ações com outros planos, enfim, num mercado dinâmico não se pode limitar no tempo e território com acomodação. É preciso ficar em alerta constante. As mudanças no mercado são rápidas e não se deve parar em um