circuito Rc e RL completo
Estudou-se os circuitos RL e RC, variantes na frequência
2. INTRODUÇÃO
Em um circuito apenas com resistores onde se tem uma fonte de corrente alternada, observa-se que a corrente sempre estará em fase com a tensão. Já em circuito capacitivo a corrente está adiantada de 90 graus em relação a tensão. No indutor ela está 90 graus atrasada. Podemos resumir a teoria com base na seguinte tabela:
Tabela 2.1- Dados resumidos da teoria.
Figura 2.1- Circuito resistivo.
Figura 2.2- Circuito capacitivo. Figura 2.3- Tensão e corrente instantâneas num circuito indutivo. Em um circuito RC com um gerador de tensão senoidal alternada, podemos demonstrar que as amplitudes de tensão através do capacitor e do resistor são encontradas a partir das seguintes fórmulas:
• VC/V0 = 1/[1 + (2 f*RC)2]1/2 Equação (1)
• VR/V0 = R/[R2+ (1/2 f*C)2]1/2 Equação (2) onde V0 é a amplitude de tensão nos terminais do gerador e f é a frequência; R é a resistência do circuito. As curvas VC/V0 e VR/V0 em função de f correspondentes às eqs. (1) e (2) são denominadas de curvas de resposta de frequência.
A frequência na qual a reatância capacitiva se iguala à resistência no circuito RC série é chamada de frequência de corte fC e é dada por: fC = (2 RC)-1
Pelas equações (1) ou (2) podemos concluir que para a frequência de corte, a tensão do sinal no capacitor ou no resistor cai para 70.7% do seu valor máximo V0.
Um circuito eletrônico simples que funciona como um filtro passa-baixos consiste de um resistor em série com um capacitor em paralelo com a carga. O capacitor exibe reatância, e bloqueia os sinais de baixa frequência, fazendo com que eles passem pela carga. A frequências mais altas, a reatância reduz e o capacitor conduz com facilidade. A frequência de corte é determinada pela escolha da resistência e da capacitância: ou equivalentemente (em radianos por segundo): Um modo de compreender