Orientação Vocacional e Orientação Profissional
DISCIPLINA: ORIENTAÇÃO VOCACIONAL
ORIENTAÇÃO VOCACIONAL E ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL
A partir de leituras realizadas, percebeu-se que OV e OP para alguns autores é considerada como sinônimo, já para outros há distinções. De acordo com Melo-Silva; Lassance e Soares (2004), “O conceito vocacional tem sido entendido como referente à vocação. Vocação, do latim vocatione, significa ato de chamar, escolha, chamamento, predestinação, tendência, disposição, talento, aptidão”. Já o conceito profissional para esses mesmos autores, é definido “como respeitante ou pertencente à profissão, ou a certa profissão”; “que exerce uma atividade por profissão ou ofício”. O conceito orientação profissional, na perspectiva psicológica significa a ajuda prestada a uma pessoa com vistas à solução de problemas relativos à escolha de uma profissão ou ao progresso profissional, tomando em consideração as características do interessado e a relação entre essas características e as possibilidades no mercado de emprego. (Melo-Silva; Lassance e Soares, 2004).
Para Pimenta (1981, apud Andrade; Meira e Vasconcelos, 2002), “o processo de Orientação Vocacional (OV) surge, por sua vez, como um meio facilitador, ajudando o jovem a se conhecer melhor, dando, consequentemente, subsídios para que ele faça a escolha mais adequada”.
Segundo Melo-Silva; Lassance e Soares (2004), “no senso comum, a terminologia mais utilizada é orientação vocacional, sobretudo nas intervenções no campo da Psicologia. Muitos autores fazem uso dos dois conceitos como sinônimos enquanto outros definem o vocacional como mais amplo, ou seja, o sentido que se atribui à vida que inclui o profissional, relativo ao exercício de uma profissão, de uma ocupação”.
A orientação vocacional nos remete a vocação, nascer para uma determinada profissão, tido como inata já orientação profissional pode ser considerada como a identificação e o treinamento de habilidades, distinguindo assim, OP de OV.