Orientação vocacional profissional
Durante muitos anos, a ocupação de uma pessoa era geralmente determinada pela camada social ou pelos membros da família. Na maioria das vezes a profissão era passada de pai para filho, como uma herança, um legado. Os pais ensinavam seus ofícios aos filhos para que um dia se tornassem como eles.
Atualmente há uma variedade de profissões, surgindo a necessidade de que os indivíduos fossem orientados quanto às escolhas profissionais. A Orientação Profissional é um processo de fazer o indivíduo descobrir e utilizar suas habilidades naturais e conhecer as fontes de treinamento disponíveis, afim de que consiga alcançar os resultados que tragam o máximo proveito para si e para a sociedade. O objetivo principal no processo de orientação profissional é fazer com que o adolescente ou adulto, tenha um maior autoconhecimento, conhecendo suas habilidades, potencialidades, profissões e inclusive seu momento pessoal para que trace um plano de vida. Ou seja, sua tarefa básica é facilitar o momento de escolha do indivíduo, auxiliando-o a compreender sua situação especifica de vida, na qual estão incluídos aspectos pessoais, familiares e sociais.
A Orientação profissional Vocacional pode ser destinada tanto para adolescentes que têm dúvidas sobre qual profissão escolher (tanto cursos universitários quanto técnicos) ou para quem iniciou um curso de graduação mas desistiu ou está desistindo, e também para as pessoas que já têm uma profissão, porém querem buscar uma recolocação profissional (mudar de empresa ou de profissão) tanto por estarem desempregadas quanto por desejarem encarar novos desafios profissionais. Também pode ser útil para aposentados que procuram uma nova atividade.
Pensa-se na orientação vocacional para aquele momento da vida em que se tem que escolher uma profissão. Esse momento humano de escolha é parte de um período em que a questão “o que eu vou ser quando crescer” se junta com “o que eu vou crescer quando eu ser?”,