Escambo
TURMA: DIREITO 2º Bimestre 11/05/2012
NOME: Matheus Richter Nogueira RA 0400 8776
1. Conceitue o ESCAMBO e explique por que esse sistema de trocas exige os dois seguintes requisitos: A palavra Escambo significa a troca de mercadorias por trabalho ou um contrato em que uma das partes entrega um bem/ presta um serviço para receber da outra parte um bem/ prestação de serviço em forma de crédito, sem que um dos bens seja a moeda, ou seja, sem desenvolver qualquer aplicação monetária.
a. Existência de necessidades coincidentemente inversas entre os parceiros de trocas.
A necessidade coincidentemente inversa entre os parceiros mostra a necessidade desta satisfação mútua que realizada mediante a troca/venda de produtos acaba por serem os pilares de nossa história econômica.
b. Fixação das relações de valor entre os produtos envolvidos, para a efetivação das trocas – ou, mais simplesmente, fixação de relações de trocas.
A fixação dos valores é necessária para uma fácil transação entre os envolvidos, pois dois produtos diferenciados podem ter valores especiais para cada pessoa envolvida, o que nos trás um problema neste sistema.
2. O primitivismo do escambo é superado com o emprego de mercadorias-moeda. A propósito dessa evolução, comente os seguintes aspectos:
a. Características que as mercadorias-moeda devem reunir. Deveria ser aceita pelos participantes do mercado, ser fácil de transportar, divir e não se deteriorar facilmente.
b. Motivo da ocorrência de grande variedade de mercadorias-moeda, em diferentes épocas e regiões. O motivo da variedade se dá provavelmente mediante a concordância, ou a não-concordância, de todos os membros de um mercado, a necessidade cada país que inclusive impunha a avaliação de um perito.
c.