Moedas no brasil - escambo
Na antiguidade o homem produzia tudo que necessitasse em sua terra, o que excedia ele trocava com aqueles que produziam o que ele não tinha, Daí iniciou-se o comércio.
Segundo Estudo de Direito (web,2012) “Como fato social e econômico, o comércio é uma atividade humana que põe em circulação a riqueza produzida, aumentando-lheautilidade”. A ação de troca de mercadoria por mercadoria ganhou o nome de Escambo.
O que determinava a prática de escambo era a simples troca de mercadoria por mercadoria, sem equivalência de valor. As mercadorias utilizadas para escambo geralmente se apresentavam em estado natural, variando conforme as condições de meio ambiente e as atividades desenvolvidas pelo grupo, correspondendo a necessidades fundamentais de seus membros. Exemplo que temos de produtos que serviam como trocas na época são: açúcar, tabaco, gado, sal, conchas, toras etc. Mesmo sendo uma forma de comércio antiga, podemos nos dias atuais encontrá-lo entre povos de economia primitiva, em regiões onde, pelo difícil acesso, há escassez de meio circulante, e até em situações especiais, em que as pessoas envolvidas efetuam permuta de objetos sem a preocupação de sua equivalência de valor.
Variavam as formas de transações, pois nem sempre a troca implicava em contatos pessoais. Havia o comércio em silêncio ou mudo que constituía uma forma especial de escambo, no qual a permuta de mercadorias se efetuava sem a necessidade de que se entendessem pessoalmente as partes interessadas. As mercadorias eram deixadas em lugares conhecidos, onde a uma das partes deixava o que tinha pra trocar e pegava aquilo que lhe interessava e que tivesse uma equivalência semelhante ao seu produto que não época já era consagrada pelo costume.
Segundo O Valor (web,2012) “Na história do Brasil, o escambo tem papel importante na exploração da mão-de-obra indígena pelos colonizadores, por meio de trocas de objetos de pouco valor para estes, mas com grande apreço