Orientaçao profissional vocacional
IDADE ADULTA: período de dinamismo construtivo característico: estabilidade (definir o que quer), ritmo de produção (trabalho/ estabilidade financeira), conservação (amizades). MATURIDADE: nível de desenvolvimento em que a pessoas se encontra, em comparação com a maioria das pessoas de sua idade. TIPOS DE MATURIDADE: intelectual(refere-se a maneira com que a pessoa vai conhecendo a si mesma e o mundo), social(compreende a evolução da sociabilidade), emociona(expressão e controle das emoções nas diversas idades), física(desenvolvimento das características físicas). Período da vida que se supõe que a pessoa esteja plenamente madura e no auge do potencial pessoal. É um tempo de grande mudança ocasionalmente traumático, em outros momentos sutis, mas sempre continuas. É a parte mais longa do ciclo vital. DIVIDIDO em 3 partes: idade adulta jovem ou inicial. Idade adulta intermediaria. Idade adulta tardia ou velhice.
Idade adulta jovem: caracteriza-se pelo auge do desenvolvimento biológico e a adoção dos principais papeis e evolução do eu adulto e estrutura da vida. A passagem bem sucedida para a idade adulta depende da resolução satisfatória das crises da infância e da adolescência. O período de transição para a idade adulta envolve: conclusão do ensino médio inicia de uma profissionalização ou ingresso na universidade e saída de casa. CARACTERÍSTICAS DESSE ESTÁGIO EVOLUTIVO:
Preponderância das normas etárias na influência do comportamento dos adultos. Sanções sociais relacionadas com normas etárias adquirem uma realidade psicológica. Assumir funções que a sociedade espera do adulto - enfrenta ajustamentos pessoais e sociais: profissão, casamento, etc. Fase criativa - libertos dos sistemas educacionais e do protecionismo dos pais. A vida torna-se mais racional e ordenada. Dos 20 aos 30 anos - período áureo da capacidade física: agilidade, rapidez, força.
Dos