PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
Este trabalho tem como objetivo a análise de um livro didático utilizado por professores do ensino fundamental I . Sabemos que a escolha do livro didático pelo professor é de tamanha importância para o correto andamento do trabalho em sala de aula, ainda que este não seja o único material didático a ser usado, mas, é o livro didático que irá acompanhar e complementar a ação docente durante todo o ano letivo, assim, a escolha do livro didático deve atender às expectativas de aprendizagem da comunidade escolar atendida, e possibilitar ao aluno, mediado pelo professor, fazer relações com o que foi aprendido em seu cotidiano. É necessário também, observar que se o livro didático não for utilizado de acordo com o contexto histórico e social em que os alunos estão situados, suas funções não poderão se tornar realidade.
Assim, a escolha desse material deve se pautar em critérios que permitam que a criança seja incluída como sujeito pleno no universo escolar garantindo uma inserção de qualidade do aluno ao mundo da escrita e à cultura letrada em que vivemos e considerando a cultura que ele traz consigo.
Deste modo, vemos que a escolha do livro didático deve ser feita de uma forma que o professor reflita sobre suas práticas e planeje suas ações e intervenções para que se alcance sucesso na aprendizagem de seus alunos.
Ao longo deste trabalho analisaremos a linguagem empregada, as imagens com relação a ideologia presente, a indicação da proposta pedagógica, seu potencial de motivação, a atualidade da obra e outros aspectos relevantes.
O livro didático escolhido para análise foi o livro do Projeto Pitanguá, português, componente curricular: Letramento e Alfabetização, 3ª edição, São Paulo, 2011,2º ano, antigo 1º ano da editora Moderna.
1- ANÁLISE DO CONTEÚDO COM RELAÇÃO À LINGUAGEM EMPREGADA
A linguagem é a forma que o homem utiliza para se comunicar. Por meio da linguagem o ser humano tem acesso à informação, expressa suas opiniões e as