tratamento de dependência química
O Centro de Tratamento Bezerra de Menezes é uma instituição filantrópica que se mantém de repasses do SUS, de convênios particulares e de doações.
Cerca de 30% dos internados são dependentes químicos e ficam de uma a doze semanas para desintoxicação. São comuns as fugas do hospital e até o tráfico dentro da instituição.
“Muitos pulam o muro e voltam com a droga. Tentamos evitar, mas as vezes acontece”, diz.................. A secretária defende o modelo de internação “ Há pacientes sem a mínima condição de convívio social, e muitos deles gostam daqui, porque são mais bem tratados do que suas próprias famílias.
A clínica fornece um programa de tratamento com metodologia especializada, desenvolvida através de palestras de conscientização, trabalho de sensibilização emocional e corporal, reformulação de valores, éticos-morais, programa dos 12 passos, orientação familiar, acompanhamento clinico e psiquiátrico.
As acomodações são separadas em ala masculina e feminina, posto de enfermagem, sala de atendimento médico, sala de leitura, sala de estar, sala de atividades grupais, áreas de lazer, campo de futebol, trabalhos manuais etc.
As famílias têm espaço dentro dos tratamentos, já que são considerados codependentes e são aconselhados a também procurar ajuda. Uma das alternativas que o Bezerra indica é a participação da família nas reuniões do Nar - Anon.
Sobre o Nar – Anon
Os grupos familiares Nar - Anon são uma irmandade de parentes e amigos dependentes químicos (adictos) que compartilham entre si suas experiências, força e esperança.
A adicção é reconhecida pela Organização Mundial da Saúde. A família é atingida porque todos os membros são afetados emocionalmente e, às vezes, fisicamente.
O Nar - Anon não é ligado a nenhuma seita, religião, movimento político, organização ou instituição. Não existem taxas para ser membro, é mantido através das contribuições voluntárias de seus membros.
O Nar – Anon tem apenas um proposito,