Patologia e Atividade Física
TEMA: Patologia e Atividade Física
Trabalho proposto pela professora Rosa Maria Martins, elaborado pelo aluno Brainer de Paula Braga, 2º ano “C”, nº 11, para obtenção da nota do 2º Bimestre da disciplina de Educação Física.
Cruzeiro do Sul – Acre
Novembro/2014
Efeitos da atividade física em condições patológicas
Introdução
O sedentarismo é associado com várias patologias em crianças, adolescentes e adultos. Exercícios regulares podem ser considerados um fator que retarda o declínio de indicadores de saúde, ajudando na prevenção e tratamento de inúmeras patologias as quais o homem pode desenvolver em função de fatores intrínsecos e extrínsecos ao seu organismo. Muitos trabalhos anteriores propõem uma correlação entre o estado de saúde geral do homem e o volume de atividades físicas realizadas por este. Assim, tem-se observado que o exercício é um potente agente de auxílio no combate de doenças como obesidade, hipertensão, osteoporose, disfunções sexuais e do sistema nervoso central entre outras. Os benefícios de um programa adequado de atividade física na prevenção e tratamento de várias condições patológicas está discutido neste artigo.
Desenvolvimento
Tabagismo, obesidade e sedentarismo estão associados com aumento na ocorrência de doenças como diabetes, cancer e complicações cardiovasculares. A participação em programas regulares de atividade física reduz e previne essas patologias. O treinamento de endurance e de força contribui para a melhora de indicadores cardiorrespiratórios (VO2máx, volume sistólico e diferença arterio venosa) e musculares (aumento da massa corporal livre de gordura) de pacientes portadores dessas patologias.
Os efeitos benéficos do exercício físico regular em várias patologias são discutidos nessa revisão.
Asma
O próprio exercício físico pode causar sintomas da asma. O processo asmático pode ocorrer após exercícios