capa
Nome: Murilo de Araujo
Fichamento 01
A observância documental.
ARTIGO, PP 48 A 51
JOHN L. Haimen, investigación y education, p 49 e 50
J.W. Best, Como investigar, p 57s,
Rigorosamente Falando, o termo Observância deve se referir apenas a fatos existentes na realidade empírica. E, no entanto, não se pode fazer uma pesquisa válida sem consultar livros e outras obras, em cada uma das fases do processo. De fato logo no inicio, para a escolha e definição do tema da pesquisa, é necessário recorrer à biblioteca, não apenas para buscar subsídios que orientam a escolha e ajudam o enunciado, mas também para saber se o assunto que se pretende estudar já foi ou não motivo de outra pesquisa.
É de máxima importância definir com exatidão a área de conhecimento humano “...” a que pertence o nosso tema e determinar os fundamentos teóricos que lhe servem de base. A finalidade desta é verificar, validar ou ampliar os conhecimentos contidos numa teoria.
Hayman explica que o uso da biblioteca é necessário, primeiramente para a formulação do problema da pesquisa, pelos seguintes motivos: A revisão da literatura “...” faz o pesquisador evitar os setores estéreis do problema, considerando as tentativas anteriores, ajudando ainda o pesquisador na revisão metodológica.
Finalmente, outras pesquisas e trabalhos diversos, feitos na mesma área, servirão de indicação preciosa para a análise e à interpretação das informações que foram obtidas. Incluído, portanto, livros, catálogos, revistas especializadas ou não, enciclopédias, jornais, monografias, comunicação pessoal de cientistas, filmes, gravações e etc.
Para tornar o uso da biblioteca produtivo Best apresenta um “método para tomar notas”: Antes de começar a tomar notas, folear a fonte de referência; Manter em cada ficha um tema ou título determinado; Incluir somente um