Yeee
O texto argumentativo tem como objectivo interferir ou transformar o ponto de vista do leitor relativamente ao mundo que o rodeia. Esse ponto de vista assenta num conjunto de normas ou valores.
Argumentar consiste em apresentar razões, argumentos, para se defender uma tese. O texto argumentativo organiza-se, de uma maneira geral, nos seguintes momentos: tese, premissas, argumentos e conclusão:
Vejamos um exemplo:
Tese:
A maioria das inovações que as fritadeiras apresentam não têm qualquer utilidade.
Premissas:
Porém, há várias marcas de fritadeiras eléctricas. As mais recentes apresentam diversas inovações.
Argumentos:
Com efeito, a tampa anti-cheiros não é eficaz, deixando os agradáveis” odores da fritura passearem-se pela cozinha com toda a facilidade. Além disso, o dispositivo de controlo da qualidade do óleo reage muito tarde. De facto, o aviso de que é necessário fazer a substituição do óleo é feito quando este há muito que está impróprio para consumo. Assim, a superfície anti-aderente, concebida para ser uma ajuda na limpeza, ironicamente, é difícil de limpar.
Conclusão:
Como é óbvio, não vale a pena gastar dinheiro com estes acessórios. Tendo em conta o que foi dito e os resultados do teste, a melhor fritadeira é a Taurus Frit 3.
Funçoes Sintáticas:
Sujeito: aquele que desempenha a acção.
Tipos de Sujeito:
Sujeito Simples - é expresso em um só núcleo
Exemplos:
O meu cão gosta de brincar com as crianças. Sujeito composto - é expresso, pelo menos, por dois núcleos, separados por vírgula ou pela copulativa “e”
Exemplos:
O cão e o gato gostam de brincar com as crianças.
Sujeito Subentendido - não é expresso (é inexpresso) porque se subentende o agente da acção que aparece expresso em frase anterior ou posterior à frase em causa, quando não se refere às primeiras pessoas gramaticais (Eu e Nós)
Exemplos:
Os meus pais saíram à noite; foram ao cinema.
A primeira frase explicita o sujeito. Por