Ensaio
CCTS – CENTRO DE CIÊNCIAS, TECNOLOGIA E SAÚDE
DEC – DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL
PROFESSORA: MARIA DAS VITÓRIAS DO NASCIMENTO
DISCIPLINA: MECÂNICA DOS SOLOS EXP. II
RELATÓRIO: RESISTÊNCIA AO CISALHAMENTO POR COMPRESSÃO TRIAXIAL
Araruna 2014.
1 INTRODUÇÃO
A resistência ao cisalhamento em uma massa de solo é a resistência interna por área unitária que essa massa pode oferecer para resistir a rupturas e a deslizamentos ao longo de qualquer plano em seu interior, o presente relatório tem como finalidade demostrar o método de ensaio não drenado e não adensado ( UU), para se determinar a resistência ao cisalhamento em solos coesivos, tendo em vista a importância de tal analise, visto que é preciso uma análise cuidadosa do solo para que se possa analisar os problemas de estabilidade do solo, tais como capacidade de carga, estabilidade de taludes, estruturas de contenção de terra, entre outras obras que se utiliza de tal analise.
Dentre os tipos de ensaio para a determinação da resistência ao cisalhamento em solos coesivos os ensaios que utiliza de compressão triaxial são os mais utilizados na atualidade e mais confiáveis, por sua condição de aparelhagem, mais refinadas, capazes de garantir uma impermeabilização total da amostra, controle absoluto da drenagem e medida do valor da pressão neutra. Geralmente, os três tipos de ensaios triaxiais padrão relacionados a seguir são utilizados:
Ensaio adensado drenado ou ensaio drenado (Ensaio CD)
Ensaio adensado não drenado (Ensaio CU)
Ensaio não adensado não drenado ou ensaio não drenado (Ensaio UU).
Como já foi citado abordaremos o ensaio UU (unconsolid undrained), onde não se permite em nenhuma etapa adensamento (consolidação) da amostra. As válvulas de comunicação entre as pedras porosas e os buretos de medição serão fechadas impedindo a drenagem da mesma durante as aplicações das tensões. No ensaio, aplica-se a pressão