Ensaio
O ensaio assume a forma livre e assistemática sem um estilo definido. Por essa razão, o filósofo espanhol José Ortega y Gasset o definiu como "a ciência sem prova explícita".
REGRAS DA ELABORAÇÃO DE UM ENSAIO
O ensaio escolar é uma pequena peça escrita de análise de determinado problema, com vista a identificar uma questão, discorrer sobre ela e chegar a conclusões. Um ensaio não é uma narrativa nem uma simples descrição de fatos ou posições doutrinais; pressupõe, antes, a análise, explicitação e interpretação dos mesmos.
- Escolher o tema A escolha do tema, objeto de ensaio, obedece a motivações ou atrações pessoais, sobretudo o interesse por determinada matéria ou a vontade de aprofundar o estudo de certa problemática. Todos os temas podem dar bons ensaios (ver acima o sumário do curso). Mas a escolha deve ter em conta o tempo disponível e a previsível complexidade das matérias.
Tipos mais comuns de ensaio Pode ser formal ou informal. No formal estão presentes características do texto acadêmico, como a coerência e a objetividade, a problematização e o propósito de informar sobre resultado de uma pesquisa. No informal predominam os aspectos emotivo e criativo. Características de ambos os tipos de ensaio são a originalidade e o uso da primeira pessoa.
Marcia Raquel – Weslley Nelson
Curso de pedagogia
Faculdade Horizonte
Disciplina: Leitura e Produção de Texto II
Prof.: Juscimary
Santa Maria DF -2013