RESUMO
SILVA, Maria Aparecida Rodrigues da. Educação e família, uma aproximação necessária no período da adolescência. São Paulo, 2013. Trabalho de Conclusão de Curso , Centro Universitário Assunção-Unifai
Com todos os problemas causados durante a adolescência, na vida familiar, psicológica e educacional, é importante fazermos um estudo mais detalhado sobre o assunto, para melhor entendermos as causas, as formas para lidar com essa situação, seguindo as ideias de vários estudiosos. De início, a monografia mostra as mudanças no corpo e na área mental do adolescente. Em seguida, dá ênfase às mudanças que gera no campo familiar e social. O trabalho deu continuidade, mostrando o processo de mudança no campo escolar.
Evidencia-se que a presença da família é primordial para o adolescente, sendo o primeiro meio de socialização que encontra; com base nela que se cria a visão de mundo e identidade. Este trabalho se propõe a trabalhar as questões pertinentes à socialização do adolescente na vida familiar e social. Quando a família, juntamente com a escola, apoia o adolescente nessa nova fase, conversando abertamente e orientando, fica mais fácil para ele conseguir chegar à nova descoberta e se livrar de problemas frequentes na adolescência, como uma gravidez não desejada, o uso de drogas, bebidas entre outros.
Palavras-chave: adolescência, família, socializacão, escola, puberdade.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BIASOLI-ALVES, Z. M. M.. Pesquisando e intervindo com famílias de camadas diversificadas. Em C. R. Althoff, I. Elsen & R. G. Nitschke (Orgs.), Pesquisando a família: Olhares Contemporâneos (pp. 91-106). Florianópolis: Papa-livro, 2004.
ERIKSON. E. Identidade, juventude e crise. Rio de Janeiro: Zapar, 1975
GRINBERG. L. GRINBERG. R. Identidade y Crise. Buenos Aires: Kargieman, 1991
GARCIA, Rosa, Um estudo de psicanálise. Rio de Janeiro: Martins Fontes, 1983
MAHONEY, Abigail Alvarenga e ALMEIDA, Laurinda Ramalho de (orgs) Henri Wallon, Psicologia e