inversao termica
Na visão dos inatistas, as características humanas surgem por meio dos aspectos corporais e neurológicos, fundamentados no caráter organicista. Cada criança vem ao mundo com numerosas potencialidades: constituição física, capacidade de adaptação e sensibilidade nível da atividade geral, etc. Algumas dessas características começam a se desenvolver logo no início da vida, outras ficam latentes e só se manifestam alguns anos depois.
A educação pouco ou quase nada altera as determinações inatas, o processo de ensino só podem se realizar na medida em que a criança estiver pronta, madura para efetivar determinada aprendizagem. Esse paradigma promove uma expectativa significativamente limitada do papel da educação para o desenvolvimento individual na medida em que considera o desempenho do aluno fruto de suas capacidades inatas. A educação pouco ou quase nada altera as determinações inatas, o processo de ensino só podem se realizar na medida em que a criança estiver pronta, madura para efetivar determinada aprendizagem. Esse paradigma promove uma expectativa significativamente limitada do papel da educação para o desenvolvimento individual na medida em que considera o desempenho do aluno fruto de suas capacidades inatas.
2)
As origens da posição inatista podem ser encontradas, de um lado, da Teologia: Deus, de um só ato, criou cada homem em sua forma definitiva. O destino individual de cada criança já estaria determinado pele “graça divina”.
3)
Charles Robert Darwin, foi um naturalista britânico que alcançou fama ao convencer a comunidade científica da ocorrência da evolução e propor uma teoria para explicar como ela se dá por meio da seleção natural e sexual. Esta teoria culminou no que é, agora, considerado o paradigma central para explicação de diversos fenômenos na biologia. Foi laureado com a medalha Wollaston concedida pela Sociedade Geológica de Londres, em 1859.
Darwin explica o comportamento das diferentes espécies dizendo que após o nascimento