INVERSAO TERMICA
Francisco Pedro de Oliveira
Trabalho de Física
Candeias-BA,
2015
Colégio da Polícia Militar
Francisco Pedro de Oliveira
Eder Eugenio
Rodrigo Feliciano
Paulo Gabriel
Victor Schneider
Anselmo Junior
Candeias-BA,
2015
INTRODUÇÃO
A Inversão Térmica é um fenômeno atmosférico responsável pela retenção do ar próximo à superfície em áreas cercadas por serras e montanhas, o que impede ou diminui a circulação dos ventos. Nas grandes cidades, esse fenômeno dificulta a dispersão dos poluentes emitidos pelas fábricas e pelos carros, fazendo com que esses permaneçam “parados”, tornando o ar mais impuro e causando inúmeros problemas respiratórios.
Causa Da Inversão Térmica As grandes cidades são justamente os ambientes mais favoráveis para a ocorrência da inversão térmica, pelo fato de apresentarem grande área construída, desmatada e impermeabilizada, que absorvem enorme quantidade de calor durante o dia. Quando as radiações solares aquecem o solo, o calor retido irradia-se aquecendo, por sua vez, as camadas mais baixas da atmosfera. À noite, no entanto, perdem calor rapidamente. É justamente aí que está a causa da inversão térmica: com a concentração do ar frio nas camadas mais baixas da atmosfera, e do ar quente formando uma capa, não permite que a os gases e a fuligem lançadas pelas fábricas e pelos automóveis, sejam levados pelos ventos. Quando os ventos conseguem deslocar horizontalmente a camada de ar frio, restabelecendo, portanto, a circulação vertical entre as camadas de ar quente e frio, a inversão térmica se dissipa.
Consequências Da Inversão Térmica Durante os períodos mais frios, os níveis de poluição do ar nas grandes cidades industriais tendem a serem mais críticos. Nessa época, a escassez de ventos e a baixa umidade atmosférica favorecem a ocorrência da inversão térmica, tornando a qualidade do ar inadequada que acaba intoxicando as pessoas.
Quanto mais próxima do solo ocorrer a