PASSIVO A DESCOBERTO
A contabilidade tem a incumbência de registrar todas as operações da empresa, as quais, em certo momento, devem quantificadas monetariamente, para que em seguida, sejam elaborados os respectivos relatórios contábeis que são entregues aos interessados em conhecer a situação da empresa.
Esses interessados, por meio dos relatórios contábeis, recordam os fatos acontecidos, analisam os resultados obtidos, as causas que levaram àqueles resultados e tomam decisões em relação ao futuro. Portanto, é imprescindível que os Balanços e demonstrações estejam corretos, a fim de evidenciar, numa determinada data, a posição patrimonial e financeira da Entidade.
A contabilidade desempenha, em qualquer organismo econômico, o mesmo papel que a História na vida da humanidade. Sem ela não seria possível conhecer o passado nem o presente da via econômica da entidade, não sendo também possível fazer previsões para o futuro nem elaborar planos para a orientação administrativa (FRANCO, 1990, p. 22).
1.1 OBJETIVO GERAL E ESPECÍFICO
Entender o controle do Patrimônio e de suas variações, visando o fornecimento de informações que sejam úteis para a tomada de decisões econômicas. 1.2 JUSTIFICATIVA
Entender como diferenciar o Patrimônio Líquido e assim avaliar as condições positivas, negativas ou nulas de uma Entidade.
2 ESTRUTURA CONCEITUAL BÁSICA DA CONTABILIDADE
2.1 Contabilidade
É compreendida no campo de atuação do contabilista as atividades de estudo, controle, exposição e análise do patrimônio, de maneira a poder informar a situação patrimonial em determinado momento, as variações ocorridas das operações que afetaram o patrimônio.
2.2 Patrimônio
Patrimônio é o conjunto de Bens, Diretos e Obrigações, vinculados a uma mesma entidade, seja ela pública ou privada, com ou sem fins lucrativos.
Representa os valores que os sócios ou acionistas têm na empresa em um determinado momento. No Balanço Patrimonial, a diferença entre os