PATRIM NIO L QUIDO
Definimos Patrimônio Líquido como a diferença entre o valor do Ativo e do Passivo de uma entidade, em determinado momento.
Fontes de Patrimônio
O Patrimônio Líquido de uma entidade pode ser proveniente das seguintes fontes:
- Investimentos de sócios: efetuados pelos proprietários em troca de ações, quotas ou outras participações.
- Lucros: acumulados na entidade e não distribuídos aos sócios como fonte (adicional) de financiamento.
Equações fundamentais do patrimônio
A representação quantitativa do patrimônio de uma entidade é conhecida entre nós pela expressão Balanço Patrimonial. Sabemos que, pela própria definição, patrimônio é o conjunto de bens, direitos e obrigações de uma entidade. É por essa razão que o balanço costuma ser denominado balanço patrimonial.
Já que na maioria das entidades o Ativo (Bens e Direitos) suplanta o Passivo (Obrigações), a representação mais comum de seu patrimônio, isto é, seu balanço patrimonial assume a forma:
ATIVO = PASSIVO + PATRIMÔNIO LÍQUIDO
(Lado esquerdo) (Lado direito)
Se o Passivo suplantar o Ativo, teremos a chamado Patrimônio Líquido Negativo, melhor denominado Passivo a Descoberto.
Caso o Passivo supere o Ativo, encontraremos:
ATIVO + PASSIVO A DESCOBERTO = PASSIVO ou ATIVO = PASSIVO + PASSIVO A DESCOBERTO (PATRIMÔNIO LÍQUIDO NEGATIVO)
Configurações do estado patrimonial
Como ilustração, suponhamos uma balança de dois pratos: colocaremos no da esquerda o Ativo e no da direita o Passivo. Se ambos tiverem valores iguais, o equilíbrio estará conseguido. Mas, como normalmente Ativo e Passivo apresentam valores diferentes, a balança penderá para uns dos lados. O peso (valor) que colocaremos apenas a obtenção do equilíbrio é o que chamamos de Patrimônio Líquido e, é lógico, está no lado do menor valor.
Passaremos a considerar certo numero de operações de uma empresa, preparando um balanço patrimonial após cada operação e observando a contínua igualdade entre os dois lados do Balanço.