A Demonstra O De Muta Es Do Patrim Nio L Quido
Administração
CCO – 100 Contabilidade Geral
Prof. Milton
Demonstração de Lucros e Prejuízos Acumulados e Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido.
André Belisário - 81448
A demonstração de Mutações do Patrimônio Líquido – DMPL e a Demonstração dos Lucros e Prejuízos Acumulados – DLPA retratam o fluxo econômico relacionado á movimentação dos chamados recursos próprios da entidade.
A DPLA tem por objetivo evidenciar, de forma detalhada, todas as movimentações ocorridas na conta de Lucros ou Prejuízos Acumulados. Sendo que, nesse processo de demonstração, os itens mínimos a serem destacados são:
O saldo inicial e o saldo final de conta;
Todos os ajustes provenientes de erros de exercícios sociais passados;
As reversões recebidas de reservas
O resultado apurado no período contábil corrente, bem como, a respectiva destinação;
Os dividendos propostos; e
As transferências realizadas para as reservas.
O saldo inicial corresponde ao saldo da conta ‘’lucros ou prejuízos acumulados’’ no inicio do período contábil. Os ajustes de exercícios sociais anteriores caracterizam-se por modificações de saldos decorrentes de mudança de critério contábil ou de retificação de erros referentes a períodos passados, cujos balanços já tenho sido encerrados e publicados. As reversões de reservas referem-se aos valores que estavam contabilizados em reservas de lucro e, função do caráter não cumulativo de tais reservas, tiveram seus saldos devolvidos a conta de lucros ou prejuízos acumulados. O resultado apurado no período contábil corrente é exatamente o valor apurado e informado a titulo de lucro liquido, na demonstração de resultado do exercício do respectivo período. Os dividendos propostos correspondem a parcela dos resultados acumulados que será destinado as reservas de lucro propriamente ditas para algum tipo de utilização futura.
Quadro Estrutura básica da Demonstração de Lucros e Prejuízos acumulados
Uma vez que a DMPL