N2 Gest o
2 em 2 pontos
A China é o país que mais cresce atualmente, sendo a segunda maior economia mundial (perde apenas para os Estados Unidos). O crescimento econômico futuro da China será conduzido pelo aumento do consumo interno, especialmente com a migração da população das áreas rurais para as cidades. “Se até 2030, a renda per capita triplicar e a classe média urbana chinesa chegar a 1 bilhão de pessoas, o país terá um potente mercado consumidor para qualquer produto” (PADUAN; SALOMÃO, 2012, p. 44).
“Qualquer aumento de renda entre os chineses mais pobres se transforma em consumo de bens de primeira necessidade” (PADUAN; SALOMÃO, 2012, p. 46) (PADUAN, Roberta; SALOMÃO, Alexa. A China escolheu o seu caminho. E nós? Revista Exame, 14/nov/2012). Os trechos extraídos da reportagem da revista Exame destacam uma oportunidade para as empresas chinesas e estrangeiras, inclusive as brasileiras. Os setores de alimentos e matérias-primas brasileiros já projetam uma significativa expansão das exportações para a China.
As empresas brasileiras precisam se preparar para atender este mercado e enfrentar uma concorrência competitiva e para tanto precisam de planejamento. Descreva de que forma as empresas brasileiras precisam se planejar do ponto de vista financeiro e como este planejamento deve considerar indicadores como a rentabilidade, endividamento e a liquidez.
Resposta Selecionada:
As empresas brasileiras, muitas vezes nascem sem um planejamento, com isso grande parte delas não chega nem aos seus 10 anos. A economia brasileira poderia ter um potencial muito maior, porém ainda não se desenvolveu muito, devido também a baixa renda de grande parte da população.
As empresas precisam se planejar para aumentar a rentabilidade, uma forma seria um mercado com preços mais competitivos, porém isso ocorre quando a demanda é grande, para aumentar uma demanda, a população precisa ganhar mais também. Um bom planejamento diminui riscos de endividamento,