Trabalho Economia Aplicada
1- B) Explicaria a ele que dessa forma, seria melhor não abrir o negócio. No atual emprego somado ao ganho da poupança, ele ganha R$46000,00 ao ano e nesse novo investimento, ele lucraria R$45000,00 ao ano. Retirando todos os possíveis fatores pessoais pela qual ele deseja abrir esse novo negócio, não vale apena largar a atual situação e aconselharia a não abrir o negócio.
1- C) Nesse caso, aconselharia a abrir o negócio, até porque, lucraria 2000,00 reais a mais do que a situação no qual a poupança renderia 10% ao ano. 45000,00 – 43000,00 = 2000,00
2- É um resultado apurado ao final de um período que aponta saldo negativo no confronto entre a soma de todas as receitas e de todas as despesas empenhadas, indicando que as receitas orçamentárias foram menores do que as despesas orçamentárias. Através do resultado negativo, a primeira atitude de muitos governos é o aumento dos juros reais para tentar diminuir o prejuízo, além disso a primeira coisa que se corta dos gastos é o investimento, sendo assim, atrapalhando o desenvolvimento do País.
3- Superavit primário é o dinheiro que vai sobrar no calculo que se realiza somando todas as receitas e subtraindo todas as despesas, a sobra desse cálculo se chama Superavit Primário. Quanto maior o superávit, mais é o lucro do país naquele período e quanto maior o lucro de um país, mais bem visto ele fica no cenário mundial, atraindo investidores e podendo investir também.
4- Política fiscal expansionista: quando o objetivo é estimular a demanda agregada, especialmente quando a economia está atravessando um período de recessão e precisa de um "empurrão" para se expandir. Como resultado, temos a tendência de déficit ou até mesmo levar à inflação.
Política fiscal contracionista: quando o objetivo é reduzir a demanda agregada, por