Trabalho Economia Economia Solidaria Aplicada nas Familias
Introdução
Um dos princípios básicos da economia é o estudo da produção (oferta) versus a busca por esses produtos (demanda). A economia possui três questões básicas que dão norte a quase todas as empresas, denso elas:
O que produzir?
Como produzir?
Para quem produzir?
Com as respostas destas três perguntas as empresas podem aperfeiçoar seu tempo elaborando o melhor produto possível e obtendo o maior retorno sobre seu capital (investimento).
Mas afinal, o que faz uma pessoa querer comprar um produto ou adquirir um serviço? O que as move na hora de consumir?
Desenvolvimento
A primeira pessoa a pensar, mas não só pensar mas dar uma densidade maior neste conceito da oferta e demanda foi Adam Smith no século XVIII e que naquele século tem- se uma visão em que tudo dentro da economia esta em equilíbrio portanto, para Adam Smith quanto para a maioria a oferta ela é sempre igual a demanda e essa que por sua vez e uma condição básica para que ocorra o equilíbrio e para Adam Smith a demanda ela é infinita pois antes da Revolução Industrial o único acesso a bens que um cidadão Europeu era um acesso a bens a um objeto manufaturado que evidentemente o numero de itens manufaturados que o cidadão poderia ter era muito baixo, a partir da revolução industrial e a produção em larga escala faz com que o individuo tenha acesso a muitos bens consequentemente o preço cai com essa grande produção. Para o economista Jean-Baptiste Say, todo produto é responsável por sua própria demanda. Para ele as pessoas não queriam guardar seu dinheiro ganho, pois ainflação iria corroer seu valor, então a população consumiria os produtos a fim de dar melhor destinação a ele.
Um exemplo aplicável a economia é qualquer produto nunca antes visto até a sua criação, ninguém queria um produto igual a ele exatamente porque este produto não existia e as pessoas não imaginavam nada igual. Foi logo após seu lançamento que todos começaram a desejar tal
produto.