Teste TEACO
Objetivo do teste: Tem como objetivo de avaliar a capacidade de uma pessoa de selecionar apenas uma fonte de informação diante de vários estímulos distraidores.
Objeto: Avaliação pericial para obtenção, renovação ou mudança de categoria da CNH.
Aplicação e faixa etária: Aplicação individual ou coletiva, em sujeitos de 18 a 61 anos, de ambos os sexos.
Tempo de aplicação: O tempo de aplicação desse teste é de até 10 minutos.
Nacionalidade: O teste é brasileiro, e foram realizadas as pesquisas nos estados do Sergipe e Bahia.
Lançamento: A primeira edição foi lançada em 2009.
Fundamentação Teórica:
Os autores do teste apontam a necessidade de definir o que é entendido por trânsito, tendo em vista que esse termo apresenta várias conceituações. Dessa forma, na fundamentação teórica do teste são apresentadas diversas definições que dizem respeito ao significado de trânsito, que é a utilização de vias por pessoas, veículos e animais, isolados ou em grupos, conduzidos ou não, para fins de circulação, parada, estacionamento e operação de carga ou descarga. Refere-se, também, à estrutura do trânsito, que é constituída de subsistemas, em que os principais são o homem, o veículo e a via. Pontuam o fato de, ao se falar em trânsito, pensar-se no ato de dirigir, sendo isso comum à maioria das pessoas. Segundo os autores, no processo cognitivo das pessoas ao dirigir um veículo, muitas informações seriam reunidas e avaliadas num período curto de tempo. Assim, dirigir um veículo seria trabalho para especialistas e necessitaria de uma preparação especial.
Considerando que a atenção é o fenômeno pelo qual o ser humano processa ativamente uma quantidade limitada de informações do enorme montante disponível por meio dos órgãos do sentido, de memórias armazenadas e de outros processos cognitivos, de acordo com os autores, a mesma pode ser dividida em dois componentes: a atenção explícita, que se refere aos processos conscientes, e a atenção