N2 GEST O FINANCEIRA 2
N2 – ESTRATÉGIAS FINANCEIRAS
Pergunta 1
É necessária uma avaliação
A Schincariol entre 2007 e 2008 adotou uma estratégia ousada ao comprar três marcas do setor cervejeiro: Devassa, do Rio de Janeiro; Baden Baden, de São Paulo; e Eisenbahn, de Santa Catarina, além da campanha de marketing da Nova Schin desde 2003, que a fez conquistar o Nordeste. Porém, esta estratégia de inovação e expansão do ponto de vista financeiro, não foi tão bem sucedida.
Em 2011 a cervejaria Schincariol foi posta à venda pela família que a controla devido a problemas enfrentados pela empresa. O primeiro problema é a perda de participação de mercado. Em 2008, por exemplo, a Schincariol possuía cerca de 13%. Desde então, a empresa encolheu, enquanto a Petrópolis se aproximou perigosamente, a ponto de ameaçar a sua vice-liderança.
O recuo de sua fatia de mercado reflete, ainda, o fracasso de sua maior aposta – a cerveja Devassa Bem Loura, lançada com estardalhaço no Carnaval de 2010. Tendo como primeira garota-propagada a socialite Paris Hilton, o produto não teve o desempenho esperado. Segundo a Revista Exame, a meta era fechar 2010 com 1,5% de mercado, mas o resultado teria sido de 0,2%.
No segundo semestre de 2011, o grupo japonês Kirin adquire o controle da cervejaria brasileira Schincariol por R$ 3,95 bilhões. A operação encerrou três meses de especulações sobre a venda da vice-líder no mercado nacional de cerveja, com 11% de participação. A Kirin comprou a Aleadri-Schinni Participações e Representações, de Alexandre e Adriano Schincariol. A holding detém o controle do Grupo Schincariol, com 50,45% das ações. O restante do capital (49,5%) continua nas mãos dos primos Gilberto e José Augusto Schincariol, que desde o início se colocaram contra a venda da companhia. A Kirin, que tem forte presença na Ásia (Japão, China, Taiwan, Vietnã, Tailândia, Cingapura e Filipinas) e na Oceania, afirma que a operação fortalece sua estratégia de internacionalização no segmento de