Resumo contabilidade introdutória fea usp
CAP. 2 - ESTÁTISTICA PATRIMONIAL: O BALANÇO
Princípio da Entidade: A Contabilidade deve tratar a pessoa jurídica da empresa como distinta das pessoas físicas e/ou jurídica de seus proprietários quando ela for o objeto de relatórios contábeis (os interesses da entidade como distinta de seus proprietários).
BALANÇO PATRIMONIAL: é uma das mais importantes demonstrações contábeis, por meio do qual podemos apurar a situação patrimonial e financeira de uma entidade em determinado momento, dentro de certas regras. Nessa demonstração estão claramente evidenciados o Ativo, o Passivo e o Patrimônio Líquido da entidade.
ATIVO (por convenção, lado esquerdo): os bens e os direitos da entidade expressos em moedas: Caixa, Bancos (ambos constituem disponibilidades financeiras imediatas|), Imóveis, Veículos, Equipamentos, Mercadorias, Contas a receber de Clientes são alguns dos bens e direitos que uma empresa normalmente possui.
PASSIVO (por convenção, lado direito):as obrigações a pagar, isto é, as quantias que a empresa deve a terceiros: Contas a Pagar, Fornecedores, Salários a Pagar, Impostos a Pagar, financiamento a Pagar ...
PATRIMÔNIO LÍQUIDO: diferença entre o valor do Ativo e do Passivo de uma entidade, em determinado momento.
FONTES DO PATRIMÔNIO LÍQUIDO (somente as derivadas de investimentos dos acionistas):
- Investimentos dos Sócios = efetuados pelos proprietários em troca de ações, quotas ou outras participações.
- Lucros = acumulados na entidade e não distribuídos aos sócios como fonte (adicional) de financiamento.
EQUAÇÃO FUNDAMENTAOL DO PATRIMÔNIO
A representação quantitativa do patrimônio de uma entidade é conhecida entre nós pela expressão Balanço Patrimonial. Pela própria definição. Patrimônio é o conjunto de bens, direitos e obrigações de uma entidade. É por essa razão que o balanço costuma ser denominado balanço Patrimonial
- Na maioria das entidades o Ativo (Bem e Direitos) suplanta o Passivo