Gestalt
Unidades - uma unidade pode ser consubstanciada num único ellemento, que se encerra em si mesmo, ou como parte de um todo, numa conceituação mais ampla, pode ser entendida como o conjunto de mais de um elemento, configurando o “todo” propriamente dito, ou seja, o próprio objeto.
Segregação – significa a capacidade perceptiva de identificar, evidenciar ou destacar unidades formais em um todo ou em partes deste todo.
Unificação – a unificação da forma consiste na semelhança dos estímulos produzidos pelo campo visual, pelo objeto. A unificação se verifica quando os fatores de harmonia, equilíbrio, ordenação visual, sobretudo, a coerência da linguagem ou estilo formal das partes ou do todo estão presente no objeto ou composição. Fechamento – o fator de fechamento é importante para a formação de unidades. As forças de organização da forma dirigem-se espontaneamente para uma ordem especial que tende para a formação de unidades em todos fechamento.
Continuidade – a boa continuidade, ou boa continuidade, é a impressão visual de como as partes se sucedem através da organização perceptiva da forma de modo coerente, sem quebras ou interrupções na sua trajetórias ou na sua fluidez visual. Proximidade – elementos ópticos próximos uns dos outros tendem a ser vistos juntos e, por conseguinte, a constituírem um todo unidades dentro do todo.
Em condições iguais, os estímulos mais próximos entre si, seja por forma, cor, tamanho, textura, brilho, peso, direção, e outros, terão maior tendência a serem agrupados e a constituírem unidades.
Semelhança - a igualdade de forma e de cor desperta também a tendência de se construir unidades, isto é, de estabelecer agrupamentos de partes semelhantes.
Em condições iguais os estímulos mais semelhantes entre si, seja por forma, cor, tamanho, peso, direção, e outros, terão maior tendência a serem agrupados, a constituírem partes ou unidades. Em condições