Principio da Realização e Confrontação das despesas com as Receitas Pg 289 e 291 Livro Contabilidade Introdutória
Resumo do Livro – Principio da Realização e Confrontação das despesas com as Receitas Pg 289 e 291 Livro Contabilidade Introdutória
nome
Matricula
Ciências Contábeis
Prof.
Abril 2014
Principio da Realização
Como norma geral, a receita é reconhecida no período contábil em que é realizada. A realização usualmente ocorre quando bens ou serviços são fornecidos a terceiros em troca de dinheiro ou de outro elemento ativo.
Este principio tem sido um dos mais visados, principalmente pelos economistas, por julgarem que o processo de produção adiciona valor aos fatores que estão sendo manipulados, o passo que, contabilmente, se verifica apenas uma “integração de fatores”, e a receita e, conseqüentemente o lucro (ou prejuízo) só ocorrem no ato da venda. O lucro só se realiza no ato da venda.
Princípio do Custo Como Base de Valor
As variações do patrimônio devem ser registradas pelos valores originais das transações com o mundo exterior, expressos em valor presente e na moeda do país. Esses valores serão mantidos na avaliação das variações patrimoniais posteriores, quando configurarem agregações ou decomposições no interior da empresa.
Confrontação das Despesas com as receitas.
Este princípio diz que as receitas realizadas no período devem ser confrontadas, no mesmo período, com as despesas que a geraram. Isto é, para a apuração do resultado de um período deverão ser consideradas as receitas realizadas, diminuídas das despesas que foram sacrificadas para a sua obtenção.
Bibliografia
EQUIPE DE PROFESSORES DA FEA/USP. Contabilidade Introdutória. Ed. Atlas 2010, 11º Edição, São Paulo. p. 289 e 291.