estratégia de marketing de conteúdo
*Olhando para trás, mais precisamente para o ano passado, as palavras da moda em 2012 deveriam ser ‘marketing de conteúdo’. Não que ‘ser da moda’ tire sua importância ou relevância, pelo contrário. De qualquer forma, acredito que esse termo tem sido usado em demasia e não tão bem entendido. Além disso, o marketing de conteúdo está entre nós há bastante tempo, especialmente entre marketing B2B (de marca para marca) na indústria high-tech.
Neste post, eu abordo o porquê de o marketing de conteúdo ser tão importante atualmente e trago algumas dicas sobre como ser eficaz nessa prática.
O novo processo de compra
A maneira de comprar dos clientes, atualmente, é muito diferente daquela realizada há 15 anos, obviamente. A mais importante diferença é que, hoje, os clientes fazem sozinhos a maior parte de suas pesquisas de compra, com inúmeras fontes de informação a respeito dos produtos, na maioria das vezes no ato da aquisição. No momento em que um cliente chega ao vendedor para começar a concluir a compra, em 60% dos casos sua decisão já está tomada. Isto quando já não estão convictos, em sua totalidade, sobre o que vão comprar.
Se você estivesse interessado em comprar um carro, há 15 anos, provavelmente iria até uma concessionária para um aulinha sobre o veículo com o vendedor, pegaria alguns folhetos com informações técnicas e sairia, quem sabe, para um test drive. Atualmente, você provavelmente acessaria alguns sites de montadoras diferentes, buscaria por avaliações populares e reviews, consultaria o valor de revenda, além de perguntar a alguns amigos no Facebook sobre o assunto. Clientes C2B usam hoje, em média, sete fontes para filtrar a aquisição, de acordo com Peter Burris, da Forrester.
Resumindo, clientes estão mais informados, por buscarem informações por si só e usam basicamente a internet para essa pesquisa. Aliás, caso você não tenha notado, clientes odeiam marketing e não confiam em e-mails que mandamos ou