Passivo descoberto e coberto
Sendo assim, o lucro acumulado muda de lado. Se isso ocorrer a empresa pode vender todo o seu ativo incluindo o passivo descoberto (P.L.) e ainda assim não pagará as suas Obrigações.
== Ligações externas == * NETIOB - Passivo a Descoberto
As Demonstrações Contábeis encerradas a partir de 02.06.2010, não deverão mais utilizar a nomenclatura de Passivo a Descoberto quando o Patrimônio Líquido se tornar negativo, pois a Resolução do CFC 1.283/2010 revogou diversos dispositivos anteriores, dentre eles as Resoluções CFC 847/1999 e 1049/2005.
Veja resolução: http://www.cfc.org.br/sisweb/sre/detalhes_sre.aspx?Codigo=2010/001283 http://pt.wikipedia.org/wiki/Passivo_a_descoberto _____________________________________________________________________________ Contabilidade - Passivo a Descoberto – Conceito | | Segunda, 19 de Janeiro de 2009 | | A origem do Passivo a Descoberto está relacionada com o Patrimônio Líquido, que por sua vez, compreende os recursos próprios da entidade e seu valor é a diferença positiva entre o valor do Ativo e o valor do Passivo Circulante mais o Passivo Não-Circulante. Portanto, o valor do Patrimônio Líquido pode ser positivo, nulo ou negativo.
De acordo com a Resolução CFC nº 1.049/2005 (que alterou a NBC T 3 - Conceito, Conteúdo, Estrutura e Nomenclatura das Demonstrações Contábeis), quando o valor do Passivo for maior que o valor do Ativo, o resultado é denominado Passivo a Descoberto.
Portanto, nestes casos, a expressão Patrimônio Líquido deve ser substituída por Passivo a Descoberto.
Fonte: Editorial IOB |