Componentes patrimoniais
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 bENS 4
2.2 DIREITOS 5
2.3 OBRIGAÇÕES 6
2.4 PATRIMONIO LIQUIDO 7
2.4.1 Capital Social 7
2.4.2 Reservas 7
2.4.3 Formação do Resultado 8
2.4.4 Formação do Patrimônio Líquido 8
3 CONCLUSÃO 10
REFERÊNCIAS 11 INTRODUÇÃO
O patrimônio constituído por um conjunto de Bens, Direitos e Obrigações, busca além de vivenciar e relatar os processos de contabilização de uma azienda, transformar os dados em informações, mediante procedimentos próprios, originando toda ênfase dos procedimentos contábeis, que após compilados são apresentados ao usuários por intermédio de relatórios. Portanto, um dos objetivos principais do patrimônio, é buscar a partir de fatos, dados que nos dêem suporte para avaliação de seus Bens, Direitos e Obrigações, os quais são processados mediante técnica própria e transformados em informações para os usuários, visando atender seus interesses.
DESENVOLVIMENTO
Sabemos que toda empresa precisa de recursos materiais e financeiros para aplicar em suas atividades, o que chamamos de satisfação de necessidades econômico-financeiras. Vimos que tais recursos são originados de fontes internas e externas. As origens internas representam o capital próprio, e as externas, os capitais de terceiros. Sabemos que patrimônio é o conjunto de bens, direitos e obrigações vinculados às entidades. Em linguagem matemática, teremos:
Bens = Direitos – Obrigações = Situação líquida
Ativo = Passivo exigível = Patrimônio líquido
1 bENS
Os bens podem ser definidos como tudo aquilo capaz de ser avaliado economicamente e de satisfazer as necessidades das entidades, sejam estas pessoas físicas ou jurídicas. Em contabilidade, os bens podem ser materiais ou imateriais. Vejamos a seguir