Componentes patrimoniais
No campo de atuação de um contabilista está às atividades de estudo, controle e analise do patrimônio, de maneira que possa informar as variações ocorridas e a natureza das operações que afetaram o patrimônio.
Este estudo, controle e analise, e feito a partir dos componentes patrimoniais. Como o objetivo de um contabilista é estuda e controlar o patrimônio, este trabalho tem como finalidade analisar esse patrimônio chamados de componentes patrimoniais, apresentar seus conceitos e mostrar sua suma importância para o entendimento do balanço patrimonial que é representado pelos mesmos.
COMPONENTES PATRIMONIAIS
Componentes patrimoniais nada mais são do que um conjunto de bens, direitos e obrigações vinculadas a uma pessoa ou entidade.
E é representado pelo balanço patrimonial que compõe as contas do ativo, passivo e patrimônio líquido de uma entidade.
1- Bens
Bens são coisas capazes de satisfazer as necessidades humanas e suscetíveis de avaliação econômica ou também aquilo que pode ser objeto de direito e é suscetível de ser utilizado e aprovado.
”Bem - tudo que satisfaz ás necessidades dos homens e que pode ser avaliado monetariamente constitui-se em bens”. (CREPALDI, 2008, pag. 30)
Esses bens podem ser tangíveis (materiais) e intangíveis (imateriais).
a) MATERIAIS – são todos os bens com existência física existe como coisa ou objeto. Exs. Mercadorias para revenda, imóveis, equipamentos, caixa... Etc. Esses bens podem ser classificados em: Bens numeráveis, bens de venda, bens fixos ou imobilizados, bens de renda e bens de consumo.
b) IMATERIAIS – Bens imateriais embora considerados bens não possui corpo ou seja não tem matéria. Exs marcas e patentes, fundos de comercio, direitos autorais, etc. Em outras palavras são todos os bens que não é palpável.
Todos esses bens estão localizados no ativo da entidade.
2- Direitos
Direitos são bens que não estão em poder da entidade e sim no de terceiros. Esses direitos são