Situaçao liquida
Contabilidade I – aula dia 06/03/2013
Prof.ª Enizeth Oliveira
6 - P A T R I M Ô N I O
É o objeto da contabilidade, formado pelos conjuntos de Bens - Direitos e Obrigações, vinculados a uma entidade, num determinado momento.
6.1 – Bens
Bens: É tudo aquilo que satisfazem as necessidades humanas, e são suscetíveis de avaliação econômica. Dividem-se em Materiais e Imateriais.
- Bens materiais: são aqueles corpóreos ou tangíveis que a empresa tem para uso ex: armários, prateleiras, computadores, maquinas, automóveis etc.., existe também os bens de troca (mercadorias e dinheiro ), bens de consumo ( material de limpeza, material de expediente e material de embalagens).
- Bens imateriais: são aqueles incorpóreos ou intangíveis correspondem a determinados gastos que por natureza a legislação determina que façam parte do patrimônio classificado no Ativo Permanente no sub – grupo ativo diferido ex: gastos com organização, reorganização ou modernização da empresa, benfeitoria em bens de terceiros, direito de uso de marcas e patentes de invenções etc..
6.2 – Direitos e Obrigações
Para melhor compreendermos do conceito de direitos e obrigações, vamos buscar na ciência jurídica o conceito de propriedade. - O domínio: é caracterizado pela legítima propriedade.Em alguns casos, a Lei estabelece certas formalidades para caracterizar o domínio de determinados espécies de bens, como exemplo o registro para as propriedades imóveis, e o registro de veículos na repartição de transito, etc. - A Posse: tem como característica a fruição do bem , ou seja, a utilização do bem com a finalidade de gerar frutos.
Desta forma, se, sobre um determinado bem, uma entidade detém o domínio, sendo sua legítima proprietária, estando também de posse deste bem, temos então o que se chama Propriedade plena, inexistindo vínculos desta entidade com outras entidades.
Por outro lado, se uma entidade é a legitima proprietária de um determinado bem, mas