Situação liquida patrimonial
Atividade de Contabilidade:
Finanças na Família Administração e controle
Evitar Dívidas
Gastar menos dinheiro do que se recebe é essencial para a segurança financeira. Evite as dívidas, com a exceção daquelas destinadas a comprar uma casa simples, pagar os estudos ou outras necessidades vitais. Poupe o dinheiro para comprar o que precisar. Se tiver dívidas, pague-as o mais rápido possível. Algumas ferramentas para manter-nos livres de dívidas são um calendário de eliminação de dívidas e uma planilha de orçamento familiar.
Distinguir as Necessidades e os Desejos
Precisamos aprender a diferenciar as necessidades e os desejos. Devemos ser comedidos em nossos desejos. É preciso autodisciplina para evitar a filosofia de “comprar agora, pagar depois” e adotar a prática de “economizar agora e comprar depois”.
O Élder Joseph B. Wirthlin (1917–2008) ensinou: “Com grande frequência, os gastos de uma família são governados mais por seus desejos do que por seus ganhos. De alguma forma, eles creem que sua vida será melhor se eles estiverem cercados de uma profusão de bens. Com demasiada frequência, tudo o que eles conseguem é uma ansiedade e aflição perfeitamente evitáveis” (“Dívidas Terrenas, Dívidas Celestiais”, A Liahona, maio de 2004, p. 42).
Livrar-se da Dívida e Manter-se Livre Dela
Devemos evitar as dívidas. Nada causa mais tensão na vida do que uma dívida inexorável, que torna o devedor escravo do credor. Uma meta específica, um planejamento cuidadoso e uma firme autodisciplina são necessários para conseguir isso.
O Presidente N. Eldon Tanner (1898–1982) ensinou: “Aqueles que estruturam seu padrão de vida de modo a permitir um pequeno saldo positivo, controlam suas circunstâncias. Aqueles que gastam um pouquinho a mais do que ganham são controlados pelas circunstâncias. São escravos” (“Constância em Meio à Mudança”, A Liahona, março de 1982).
Use um Orçamento
Mantenha um registro de seus gastos. Registre e