Ciencias aplicadas
Ate fim do século XVIII,todo conhecimento sobre o homem e a natureza,era possibilitado pela filosofia e outurgado pela teologia cristã no oriente. Depois desse periodo as Ciências Naturais surgiu autorizada pela religião catolica.
CIÊNCIAS NATURAIS: biologia, física e química. Buscam constâncias,regularidades e frequêcias dos fenômenos,e estabelecem meios e métodos teoricos para a previsão de novos fatos.
CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS:é um conjunto de saberes sobre o homem,sociedade e a cultura.Tem o próprio ser humano como objetivo. Encorporaram as mesmas ideias de cientificidade do método científico positivista(ciencias exatas e naturais),ou seja, a experimentação,a observação, a descrição a e previsão dos fatos. Mas alguns cientistas chegaram a duvidar da possibilidade desse campo empreender aquilo que se convencionou chamar de méto científico,ou seja, se os dados encontrados por esse campo do saber poderiam contemplar um conhecimento cientificamente válido.
A fenomenologia, criada por Edmund Hussert,dizia que os fenômenos possui características próprias, são determinados pela história e pelo contexto cultural,e, portanto, são distintos dos fenômenos naturais da Química, Física e ciências paralelas.O homem transforma a natureza e se transforma ao mesmo tempo.
O Marxismo, elaborado por Karl Marx, compreende o homem como um ser social histórico e que possui a capacidade de trabalhar e desenvolver a produtividade do trabalho, o que diferencia os homens dos outros animais e possibilita o progresso de sua emancipação da escassez da natureza, o que proporciona o desenvolvimento das potencialidades