Passivo trabalhista
A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DO PASSIVO TRABALHISTA NAS ORGANIZAÇÕES
RESUMO
O presente artigo tem como objetivo, identificar os pontos mais comuns em que uma empresa pode ser autuada numa reclamatória trabalhista, além de conhecer os benefícios em longo prazo que a prevenção ao passivo trabalhista pode gerar a empresa. Tema de grande relevância na atualidade, os empregadores devem estar cientes que uma boa gestão do passivo trabalhista é fundamental para a continuidade dos negócios, já que a legislação trabalhista privilegia as partes hipossuficientes em uma reclamatória, tendo a empresa à obrigatoriedade de demonstrar que cumpriu a legislação e respeitou os direitos dos empregados.
Inserido nesse contexto, este trabalho foi elaborado dentro dos aspectos da área trabalhista, com foco na demonstração da importância de conhecer e de se fazer um planejamento para evitar o passivo dentro das organizações, utilizando da auditoria trabalhista como importante ferramenta de monitoramento do passivo.
O estudo identificou os pontos de maior conflito entre empresa x empregado, e em relação à auditoria, que tem como objetivo monitorar o passivo existente, também auxilia na prevenção de futuros passivos com a detecção de pontos falhos nas empresas, sendo que tais pontos só são identificados com um minucioso exame dos procedimentos, efetuados na área de Recursos Humanos, das rotinas internas dos funcionários e da relação entre empresa e empregado.
PALAVRAS-CHAVES
Passivo Trabalhista, Empregado, Contabilização.
1. INTRODUÇÃO
Este artigo é parte integrante da ASPI- Atividade de Simulação profissional, trabalho proposto que envolve todas as disciplinas com objetivo de preparar o aluno para o mercado de trabalho, a fim de possibilitar um conhecimento globalizado. O resultado dessa atividade é a produção de um artigo que possibilita uma visão sistemática das atividades que estão no mercado de