sexualidade na escola
DISCIPLINA: GESTÃO EDUCACIONAL E GESTÃO ESCOLAR
PROFª: PAULA ROBERTA MIRANDA
ELABORAÇÃO DE PROJETO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA/ESCOLAR TENDO EM VISTA A BUSCA DE SOLUCIONAR/AMENIZAR/ORIENTAR ALGUMA DOIFICULDADE/PROBLEMA NO INTERIOR DA INSTITUIÇÃO ESCOLAR
ACADÊMICAS:
SILVÂNIA DE SOUZA
PATRICIA BOMBARDA
DAYANE VALIM
ROSE MARA BARBOS
TURMA 32 – PEDAGOGIA- PARFOR – 2º ANO
TEMA DO PROJETO:
SEXUALIDADE NA ESCOLA
SETEMBRO/2013
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ
PROJETO:
SEXUALIDADE NA ESCOLA
RESUMO
O tema abordado em nosso projeto, não é algo novo questionado pelas escolas, pois essa preocupação vem desde o século XVIII, que foi quando esses questionamentos começaram a ser público.
No Brasil, na década de 20 e 30, essas preocupações eram chamadas de “desvios sexuais”, e abordavam o tema como uma doença e não como um crime, sendo que a escola nessa época passa a pensar em trabalhar visando uma intervenção da medicina higiênica, tendo o dever de cuidar da sexualidade das crianças e adolescentes a fim de construir comportamentos normais. Já nas décadas de 70 e 80, a escola passou essa responsabilidade para as famílias, já que por causa de interferências religiosas, esse tema passou a ser considerado um assunto privado.
Nos dias atuais as famílias deixaram de cumprir esse papel de formação, deixando a responsabilidade para a sociedade e a escola.
A educação sexual vem sendo reconhecida por muitos professores e educadores, como necessária e importante no processo formativo dos alunos. Muitos desses profissionais se preocupam e sentem a necessidade de uma abordagem mais direta e objetiva, porém sentem-se inseguros e com receios, diante dessa tarefa.
Todavia é preciso se perguntar, qual seria o papel do professor que se dispõe a falar sobre sexualidade no espaço escolar? É necessário tomar todo o cuidado com relação a esses trabalhos feitos na escola, pois vários pais se preocupam, por temer que os