paschoal dantas
A gasometria arterial é um exame de sangue, normalmente, arterial que visa avaliar a distribuição de gases presentes na corrente sanguínea (oxigênio e gás carbônico), do pH e do equilíbrio ácido-básico. Também podem ser dosados os níveis de sódio, potássio, cálcio iônico e cloreto, dependendo do gasômetro (aparelho que mede a gasometria arterial) utilizado. O sangue venoso também pode ser utilizado, mas é necessário saber qual a origem do sangue (veia ou artéria) para uma correta interpretação dos resultados. Os pulmões e os rins são os responsáveis pelo equilíbrio metabólico e respiratório, em outras palavras, o equilíbrio ácido-básico do organismo. Alterações desse equilíbrio podem resultar de situações como alcalose ou acidose metabólica e alcalose ou acidose respiratória.
Habitualmente, os valores gasométricos são alcançados por meio da comparação desses parâmetros pesquisados encontrados nas amostras, com os padrões internos do gasômetro.Normalmente, os valores gasométricos são pesquisados quando o paciente apresenta um quadro clínico sugestivo de alguma anormalidade na oxigenação, na ventilação e no estado ácido-básico. Utiliza-se também em situações que objetivam avaliar alterações na terapia que podem modificar a oxigenação, como, por exemplo, mudança na concentração de oxigênio inspirado, níveis aplicados de pressão expiratória final positiva, pressão das vias aéreas, ventilação ou equilíbrio ácido-básico (administração de bicarbonato de sódio ou terapia com acetazolamida).
Freqüentemente, a amostra de sangue utilizada no exame é colhida da artéria radial, próximo ao punho; todavia, também pode ser colhida pela artéria braquial ou femoral. Não se faz necessário jejum prévio, nem outro tipo de preparação.No momento do exame coloca-se a região palmar para cima (quando o sangue é colhido da artéria radial) e o local que será puncionado é desinfetado. Por meio de uma seringa agulhada colhe-se o sangue que, em seguida, será enviado para o