avaliação do processo de ensino aprendizagem
1674 palavras
7 páginas
Avaliação do processo de ensino-aprendizagem. A avaliação se restringe a medir a quantidade de informações retidas, assume um caráter seletivo e competitivo e também dimensões mais abrangentes. Ela não se reduz apenas a atribuir notas. Atualmente, a avaliação assume novas funções, pois é um meio de diagnosticar e de verificar em que medida os objetivos propostos para o processo de ensino-aprendizagem estão sendo atingidos. Assim a avaliação uma dimensão orientadora, pois permite que o aluno tome consciência de seus avanços e dificuldades, para continuar progredindo na construção do conhecimento. Como vemos a avaliação da aprendizagem esta ligado a uma concepção pedagógica mais ampla, isto é, uma visão de educação. A forma de encarar e realizar a avaliação reflete a atitude do professor em sua interação com a classe, bem como suas relações com o aluno. Em termos gerais, a avaliação é um processo de coleta e análise de dados, tendo em vista verificar os objetivos propostos foram atingidos. Ao avaliar o que o aluno conseguiu aprender, o professor esta avaliando o que ele próprio conseguiu ensinar. Assim, a avaliação dos avanços e dificuldades dos alunos na aprendizagem fornece ao professor indicações de como deve encaminhar e reorientar a sua pratica pedagógica. Algumas conclusões sobre pressupostos e princípios de avaliação
a) a avaliação é um processo continuo e sistemático.
b) a avaliação e funcional, porque se realiza em função dos objetivos previstos.
c) a avaliação e orientadora, porque indica os avanços e dificuldades do aluno, ajudando-o a progredir na aprendizagem, orientando-o no sentido de atingir os objetivos propostos.
d) a avaliação é integral, pois considera o aluo como um ser total e integrado e não de forma compartimentada. Esses princípios norteadores da avaliação da aprendizagem são decorrentes de uma concepção pedagógica, que por sua vez é conseqüência de uma postura filosófica.
Distinção entre testar, medir e