TRABALHO FICHAMENTO OS PAIS DA IGREJA
CURSO TEOLOGIA
REGINA VENTURA
FICHAMENTO: OS PAIS DA IGREJA
SÃO PAULO – MARÇO 2015
REGINA VENTURA
FICHAMENTO: OS PAIS DA IGREJA
Trabalho acadêmico apresentado como exigência parcial para a conclusão do curso de Bacharel em Teologia à disciplina História da Igreja I, 2º ano, 1º semestre, período noturno, da Faculdade Paschoal Dantas, Orientação: Profª. Ms. Denis A.Souza.
SÃO PAULO – MARÇO 2015
FACULDADE PASCHOAL DANTAS
PROGRAMA DE GRADUAÇÃO EM TEOLOGIA
Disciplina: História da Igreja I
Docente: Denis Alves de Souza
Discente: Regina Ventura.
FICHAMENTO DE LEITURA
Santos, João B.F.; Oliveira, Yone R.M.; Souza, Denis A.; Primórdios do Cristianismo: O Contexto Histórico do Cristianismo Primitivo. São Paulo: Didática Paulista, 2011. P. 266-296.
O texto nos apresenta “Os Pais da Igreja” do Período Antigo (5 a.C. a 590 d.C.).
Estabelecendo o critério da divisão clássica, o autor inicia citando “Os Pais Apostólicos”, posteriormente “Os Pais Apologistas”, “Os Polemistas” e por fim “Os Mestres dos séculos III e IV”.
Utilizando linguagem clara e objetiva, o texto é recomendado tanto para estudantes de teologia quanto para leigos.
Conforme avançamos na leitura entendemos como a construção da teologia desenvolveu-se. No recorte temporal que o autor propõe, os pensadores estão dispostos de acordo com suas principais contribuições e contestações teológicas, com suas produções doutrinárias e relevância para a elaboração dos fundamentos do cristianismo.
A obra nos mostra as reflexões e as influências de cada período e como a história do cristianismo é ao mesmo tempo parte e propulsora das mudanças que sofreu ao longo dos ciclos de sua estruturação.
O texto ressalta também a importância das discussões e como os escritos destes teólogos foram vastamente pleiteados e/ou refutados para só então, por exemplo, suceder a consolidação da doutrina trinitária e a defesa do que chamavam de a “sã