Fichamento Jesu Tas Pronto
Assunto (TEMA):
Fichamento sobre os Jesuítas (Companhia de Jesus) da árvore da evolução do conhecimento pedagógico.
Referência Bibliográfica:
ARAÚJO, Ana Paula. Companhia de Jesus. Rio de Janeiro, InfoEscola. Disponível em www.infoescola.com/educacao/companhia-de-jesus/. Acessado em: 04 junho 2015.
Texto da Ficha:
“A Companhia de Jesus foi fundada por Santo Inácio de Loyola em plena Contrarreforma, no ano de 1534. Ele juntamente com um grupo de estudantes da Universidade de Paris, fizeram votos de obediência à doutrina da Igreja Católica e foram reconhecidos por bula papal em 1540” (p.1).
“Em pouco tempo espalharam-se em Portugal, tendo sido solicitados por D. João III como missionários, e adquiriu grande influência no meio social, entre os séculos XVI e XVII. Os jesuítas, como eram denominados os membros da Companhia de Jesus, dedicavam-se ao trabalho missionário e educacional, sendo em sua maioria educadores ou confessores dos reis da época [...]” (p.1).
“Os padres jesuítas tiveram um importante papel na Reforma Católica. Foi deles a responsabilidade de catequizar [...]” (p.1).
“Já no Brasil, desde 1549, ano em que chegaram ao país, começaram a desenvolver um trabalho de catequização do povo (índios, imigrantes africanos e imigrantes europeus). O primeiro grupo foi trazido ao Brasil por Tomé de Sousa, então governador geral, e liderado por Manuel da Nóbrega. Foram também eles os primeiros a iniciar o trabalho de educação do povo, tendo criado muitos estabelecimentos educacionais, como a Fundação de São Paulo de Piratininga” (p.1).
“Aqui, os jesuítas influenciaram em diversas situações históricas e sociais. Opuseram-se diversas vezes à escravidão indígena, fundaram aldeias missionárias tanto aqui como no Paraguai e demais países da América Latina, os quais foram fatalmente destruídos pelos espanhóis que estavam à caça de escravos. [...] Em 1760 foram expulsos do país, momento em que enfrentavam