Por Que A Sociologia N O Existia Na Sociedade Pre Capitalista
Por que a sociologia não existia na sociedade pré capitalista ?
Porque foram justamente as mudanças sociais provocadas pelo advento do capitalismo que fizeram os pensadores da época parar para tentar entender a nova situação. E a busca desse entendimento que deu origem à Sociologia. Mas antes do capitalismo já existiam estudos sobre a sociedade, mas estavam mais incutidos na filosofia.
Porque a sociologia foi considerada ciência da crise?
A sociologia propriamente dita é fruto da Revolução Industrial, e nesse sentido é chamada de "ciência da crise" - crise que essa revolução gerou em toda a sociedade europeia. Ela é fruto de toda uma forma de conhecer e pensar a natureza e a sociedade, que se desenvolveram a partir do século XV, quando ocorreram transformações significativas como a expansão marítima, reformas protestantes, a formação dos Estados nacionais, as grandes navegações e o comércio ultramarinho, bem como o desenvolvimento científico e tecnológico que desagregaram a sociedade feudal, dando origem à sociedade capitalista.
O que é Sociologia?
A sociologia é a parte das ciências humanas que estuda o comportamento humano em função do meio e os processos que interligam os indivíduos em associações, grupos e instituições. Enquanto o indivíduo na sua singularidade é estudado pela psicologia, a sociologia tem uma base teórico-metodológica voltada para o estudo dos fenômenos sociais, tentando explicá-los e analisando os seres humanos em suas relações de interdependência. Compreender as diferentes sociedades e culturas é um dos objetivos da sociologia.
Comente sobre o surgimento da Sociologia na Europa e no Brasil:
A Revolução Industrial, ocorrida na Europa (principalmente na Inglaterra) no século XVIII, mudou radicalmente a estrutura da sociedade. Homens passaram a ser substituídos por máquinas, que produziam mais e custavam muito menos. Isto fez com que os problemas sociais aumentassem, pois muitas pessoas que antes